Vinho japonês e sua evolução

“Wine is the best broom for troubles” (Vinho é a melhor vassoura para os problemas) - Provérbio japonês Confesso que em minha primeira visita ao Japão, em setembro de 1981, pouco conhecia do vinho japonês. Toda a minha experiência naqueles anos, se concentrava nos vinhos da Europa e do Novo Mundo. Por outro lado, não …

Vinhos do Brasil: Memorias de um enófilo

Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul "No Mundo do Vinho não Existem Verdades Absolutas” Este post bem que poderia ter outro título: “Diário de um enófilo- Revisitando os últimos 50 anos”. Porém, vamos manter o título original. Meus primeiros passos no mundo da vinicultura brasileira, foram dados nos anos 1970 quando vivia …

Cabernet sauvignon: A casta “multinacional”da vitivinicultura mundial

“Life is a Cabernet” (A Vida é um Cabernet) Em muitas de minhas viagens à Itália, Espanha, Chile ou Estados Unidos é comum ouvir de alguns amigos a pergunta sobre qual vinho eu mais aprecio. Nessas ocasiões, sempre repito que não é uma resposta fácil de dar, devido à complexidade do tema pois, a qualidade …

Grécia e seus Vinhos

“Drinking good wine, with good food, in good company, is one of life’s most civilized pleasures” (Michael Broodbent, Crítico inglês de vinhos) “Beber um bom vinho, com boa comida, em boa companhia, é um dos mais civilizados prazeres da vida”. Mosteiro de Meteora na Grécia Central O vinho, para os antigos gregos, foi um presente …

Uruguai e seus Vinhos … muito mais que Tannat

O vinho bebido com moderação aquece o corpo, melhora a digestão, incrementa o apetite, ajuda o sono e tem muitas propriedades medicinais Dioscórides, médico, farmacêutico e botânico grego (Grécia 60AC) Mosaico Romano: Elaboração de vinho (60 AC) No início dos anos 1970 quando vivia em Santa Maria, Rio Grande do Sul, período em que era …